CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
L A C T E A
LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA,
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE
FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO
1. TÍTULO
TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
L A C T E A
LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA,
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE
FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO
1. TÍTULO
FOUR HEADS – Iluminação Inteligente
2. EQUIPE
• Alunos participantes:
Bruno Augusto de Matos e Silva
Clarice Costa de Oliveira
Guilherme Nonaka Ferraz
Luana Carolina Fagundes
Bruno Augusto de Matos e Silva
Clarice Costa de Oliveira
Guilherme Nonaka Ferraz
Luana Carolina Fagundes
Email do grupo: fourheadsepc@gmail.com
• Professor orientador/coordenador do projeto:
Anderson Fabian Ferreira Higino
3. Situação Problema
Uma das grandes questões que atormentam a ciência atual é a escassez iminente de recursos energéticos, os principais recursos não renováveis estão se mostrando inimigos do planeta Terra como principais causadores do aquecimento global e o principal recurso renovável, a água, já está tendo posta em dúvida o seu título de renovável se considerar a água adequada para consumo. Devido à essa situação, está havendo grandes pesquisas para aplicação de recursos alternativos, ou pelo menos a diminuição no consumo de energia de modo geral.
Tendo em vista toda essa situação atual, o grupo “Four Heads” do curso de Engenharia de Produção Civil espera pesquisar e desenvolver um sistema de iluminação econômico e confortável, analisando sua aplicação e viabilidade.
4. Objetivos
4.1 Principal
Tendo em vista toda essa situação atual, o grupo “Four Heads” do curso de Engenharia de Produção Civil espera pesquisar e desenvolver um sistema de iluminação econômico e confortável, analisando sua aplicação e viabilidade.
4. Objetivos
4.1 Principal
-Desenvolvimento de um sistema de iluminação que seja econômico e seja simultaneamente confortável e inteligente, a fim de contribuir para a preservação de recursos energéticos.
4.2 Específicos
4.2 Específicos
-Análise de tecnologias alternativas às habituais para sistemas de iluminação usuais.
-Conciliação de tecnologias, com o objetivo de aproveitar a vantagem de cada uma das abordadas.
5. Justificativa
O projeto é justificado pelo contexto descrito na situação problema, em que existe a necessidade de encontrar formas alternativas de iluminação.
6. Metodologia
-Conciliação de tecnologias, com o objetivo de aproveitar a vantagem de cada uma das abordadas.
5. Justificativa
O projeto é justificado pelo contexto descrito na situação problema, em que existe a necessidade de encontrar formas alternativas de iluminação.
6. Metodologia
-Pesquisar sobre o tema geral através de sites
-Pesquisar sobre empresas fornecedoras de tecnologias e aspectos técnicos dessas.
-Elaborar um sistema conciliando as tecnologias mais atrativas.
-Demonstrar esse sistema através de uma maquete.
7. Etapas
Definir tecnologias a serem utilizadas
Definir o sistema de iluminação
Desenvolver o sistema de iluminação
Avaliar desempenho do projeto
Testes finais
Acabamentos finais
Redação do relatório
Apresentação
8. Cronograma
Definir tecnologias a serem utilizadas: 29/09/2010
Definir o sistema de iluminação: 06/10/2010
Desenvolver o sistema de iluminação: 13/10/2010 – 20/10/2010 27/10/2010
Avaliar desempenho do projeto: 03/11/2010
Testes finais: 10/11/2010
Acabamentos finais: 17/11/2010
Redação do relatório: 24/11/2010
Apresentação: 01/12/2010
9. Orçamento
Obs: Material passível de mudanças ao longo do projeto
9.1 Custeio
Corte de madeira
Led
Madeira
Fios de cobre
Interruptores
Sensores
Fita isolante
Parafusos ou pregos
Revestimento (papel ou algo do tipo)
9.2 Capital
-Pesquisar sobre empresas fornecedoras de tecnologias e aspectos técnicos dessas.
-Elaborar um sistema conciliando as tecnologias mais atrativas.
-Demonstrar esse sistema através de uma maquete.
7. Etapas
Definir tecnologias a serem utilizadas
Definir o sistema de iluminação
Desenvolver o sistema de iluminação
Avaliar desempenho do projeto
Testes finais
Acabamentos finais
Redação do relatório
Apresentação
8. Cronograma
Definir tecnologias a serem utilizadas: 29/09/2010
Definir o sistema de iluminação: 06/10/2010
Desenvolver o sistema de iluminação: 13/10/2010 – 20/10/2010 27/10/2010
Avaliar desempenho do projeto: 03/11/2010
Testes finais: 10/11/2010
Acabamentos finais: 17/11/2010
Redação do relatório: 24/11/2010
Apresentação: 01/12/2010
9. Orçamento
Obs: Material passível de mudanças ao longo do projeto
9.1 Custeio
Corte de madeira
Led
Madeira
Fios de cobre
Interruptores
Sensores
Fita isolante
Parafusos ou pregos
Revestimento (papel ou algo do tipo)
9.2 Capital
Serra
Martelo/Furadeira
Alicate
10. Referências
HARRIS, T.; Como funcionam os LED’s. Disponível em:
eletronicos.hsw.uol.com.br/led1.htm
HARRIS, T.; Como funcionam as lâmpadas. Disponível em:
casa.hsw.uol.com.br/lampadas.htm
HARRIS, T.; Como funcionam as lâmpadas fluorescentes. Disponível em:
ciencia.hsw.uol.com.br/lampadas-fluorescentes2.htm
HARRIS, T.; Como funcionam os alarmes antifurto. Disponível em:
casa.hsw.uol.com.br/alarmes-antifurto2.htm
FILHO, J.B.R.; SALAMI, M.A.; HILLEBRAND, V. Construção e caracterização de uma célula fotoelétrica para fins didáticos, Revista brasileira de ensino de física, v.28, n. 4, p. 555 – 561, 2006
Martelo/Furadeira
Alicate
10. Referências
HARRIS, T.; Como funcionam os LED’s. Disponível em:
eletronicos.hsw.uol.com.br/led1.htm
HARRIS, T.; Como funcionam as lâmpadas. Disponível em:
casa.hsw.uol.com.br/lampadas.htm
HARRIS, T.; Como funcionam as lâmpadas fluorescentes. Disponível em:
ciencia.hsw.uol.com.br/lampadas-fluorescentes2.htm
HARRIS, T.; Como funcionam os alarmes antifurto. Disponível em:
casa.hsw.uol.com.br/alarmes-antifurto2.htm
FILHO, J.B.R.; SALAMI, M.A.; HILLEBRAND, V. Construção e caracterização de uma célula fotoelétrica para fins didáticos, Revista brasileira de ensino de física, v.28, n. 4, p. 555 – 561, 2006